
Um corte raso de 7 hectares de floresta no coração da Serra da Lousã!
A 27 de Setembro de 2023 uma empresa de madeireira começou a cortar terrenos públicos e privados na Silveira sem autorização.
Com as autoridades competentes sem ferramentas para agir atempadamente, apenas uma forte campanha nas redes sociais e na comunicação social conseguiu travar o corte.
Gerou-se um movimento nacional de protecção da Natureza que ultrapassou as fronteiras da Serra da Lousã e culminou numa entrega de uma petição com mais de 18,000 assinaturas que será discutida em plenário da Assembleia da República
O que aconteceu?
Agora precisamos da tua AJUDA!
Vamos reflorestar a zona cortada antes que a erosão a destrua completamente! Com as chuvas e o declive acentuado da montanha, todo o topsoil será levado fazendo com que se torne quase impossível plantar lá floresta dentro de poucos meses. Assim, preparámos um plano de emergência para reflorestar a zona com árvores dos nossos viveiros.
Área Cortada
O Corte raso foi feito numa área de 7 hectares. Os custos de reflorestação são de 33,750€ para ripagem do solo, adubagem e montagem de vedação.
Junta-te à nossa campanha de crowdfunding!
Lançámos uma campanha de crowdfunding para angariar fundos para reflorestar a zona do corte. O teu donativo vai ajudar a restaurar o habitat para vida selvagem, prevenir a erosão, proteger as linhas de água e instaurar uma floresta biodiversa e resiliente.
Voluntariado
A plantação está marcada para Janeiro e aceitamos a ajuda de todos os que quiserem vir contribuir para reflorestar. Vem plantar uma árvore e contribuir para uma Serra mais saudável!
Espalha a palavra!
Ajuda-nos a espalhar a importância de uma floresta nativa, biodiversa e resiliente. Partilha a nossa história nas tuas redes e com os teus amigos e familiares.